O Papel do Assessor de M&A



Atendimento:
(11) 3796-3996 / 97632-9201

 

Elit Capital

A venda de uma empresa, processo também conhecido por Fusões e aquisições (em inglês: M&A - Mergers & Acquisitions) é um dos processos de venda mais complexos que pode existir, principalmente devido à responsabilidade, rodadas de avaliações e negociações, às inúmeras variáveis envolvidas e ações correspondentes que devem ocorrer no momento certo, da forma adequada. Fusões e aquisições bem-sucedidas são suportadas por profissional especializados.

Essencialmente, a venda de uma empresa pode afetar vários grupos-chave de interesse, incluindo funcionários, clientes, fornecedores, comunidade, instituições financeiras. Contratar um assessor experiente em Fusões e Aquisições é fundamental para maximizar o valor da empresa e assegurar que o processo esteja estruturado da melhor maneira possível, satisfazendo todas as partes envolvidas na transação.

O assessor de M&A possui a obrigação fiduciária de colocar os interesses do cliente a frente dos seus, oferecendo orientações e recomendações que visam o melhor para o cliente. A forma de compensação garante o empenho necessário para a elaboração do material imprescindível, e sua remuneração se dá, em sua maior parte, quando o cliente atinge os objetivos pré-definidos, alinhando assim seus interesses com os do cliente.

Ao contrário, um corretor tem como único objetivo efetivar transações, sem, no entanto, colocar os objetivos e necessidades do cliente antes das suas próprias. O corretor atua com menos cuidado legal com relação ao cliente, sem desenvolver o trabalho necessário e sem o engajamento correto, na medida em que recomenda transações visando primariamente sua própria comissão, e não obrigatoriamente o melhor negócio para a empresa.

Algumas empresas, geralmente comércios ou negócios de menor porte, privados, conseguiram realizar fusões e aquisições sem as orientações de um assessor especializado, mas na maioria das vezes aprendem a lição da forma mais difícil. Operações de M&A realizadas sem um assessor de M&A experiente geralmente enfrentam atrasos desnecessários, dispersão da atenção dos gestores, desvalorização da empresa e negociações complicadas.

Se a empresa vendedora não estiver bem assessorada, enquanto o comprador tiver experiência em fusões e aquisições e contar com uma equipe de profissionais especializados, o vendedor estará inevitavelmente em desvantagem. A melhor forma da empresa maximizar o valor para seus acionistas é cercar-se de bons assessores e investir no processo, preparando-se para a transação. Assim como você não deve enfrentar uma auditoria sem a ajuda de um consultor fiscal, ou construir uma casa sem a ajuda de um engenheiro, não deve tentar vender a empresa sem o suporte de um assessor de M&A experiente.

Estatisticamente, as chances de sucesso em Fusões e Aquisições são relativamente baixas. O papel do assessor de M&A é identificar e mitigar os possíveis riscos da transação, alavancando as chances de êxito. Enquanto o assessor lidera o processo, a gestão da empresa deve permanecer focada no crescimento da empresa, implementando as alterações necessárias, indicadas pelo assessor, para maximizar o valor do negócio.

Para mais sobre finanças corporativas, fusões e aquisições, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco!

ENTRE EM CONTATO